• Carlos Daleno

Um novo e maravilhoso local para fazer trilhas no Piauí: Cânions do Viana


Hoje, 19 de outubro é o Dia do Piauí, feriado nesse querido estado do Nordeste brasileiro. Para celebrar a data, além de parabenizar o povo piauiense, nós vamos dar uma super dica de um "novo" e maravilhoso lugar que o Piauí passou a nos oferece para fazer trilhas.


Sim, embora o lugar possua formações rochosas milenares, ele é considerado um atrativo turístico novo pois foi somente a partir de 2018, com a criação do Parque Municipal dos Cânions do Viana, que o lugar passou a ser mais bem explorado para visitação.


Mas o Parque Municipal dos Cânions do Viana, pertencente ao município de Bom Jesus (PI) e administrado pelo Conselho Municipal de Turismo de Bom Jesus (COMTURBJ), assim como todas atividades turísticas no mundo inteiro, foi duramente atingido pela pandemia da Covid-19, e o projeto precisou ficar estagnado por algum tempo.


Agora, à medida que a vida começa a voltar ao normal, o Parque Municipal dos Cânions do Viana tem tudo para deslanchar como novo e importante atrativo do turismo de aventura nacional.


Porque o dia 19 de outubro é o Dia do Piauí?


Antes de falarmos dos Cânions do Viana, porém, um pouco de História. Afinal, porque o dia 19 de outubro é o Dia do Piauí?


Pois foi neste dia, em 1822, que foi proclamada a independência do Piauí em relação a Portugal. O movimento libertário aconteceu na então vila São João da Parnaíba, atual município de Parnaíba, e foi liderado por Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Dias, entre outros.


No calendário, a data foi marcada como Dia do Piauí, aprovado em lei pela Assembleia Legislativa do Estado.


Como são os Cânions do Viana?

Ao se falar em cânions do Piauí, possivelmente o primeiro que vêm à cabeça seja o magnífico Cânion do Rio Poti, no município de Buriti dos Montes (PI), na serra da Ibiapaba, divisa entre os estados do Piauí e do Ceará.


Realmente, o Cânion do Rio Poti é um paraíso no meio do sertão nordestino que reúne, em um só lugar, rio, pedras, cachoeiras, fendas geológicas, fauna, flora, arte rupestre e pontos para aventuras radicais.


Mas a dica que nós temos para você é de outro cânion, menos explorado turisticamente que o do Rio Poti, e bem mais ao sul do estado, a 610km da capital Teresina.


Diferentemente do Cânion do Rio Poti, os Cânions do Viana não possuem água pelos seus desfiladeiros, mas isso não tira em nada a exuberância do local. Pelo contrário, torna o lugar ainda mais singular, único.


Cada metro quadrado dos Cânions do Viana é o sertão vivo e muito bem representado nas suas cores, nos seus sons únicos, nas suas imagens e no chão de terra que corre por imensos paredões rochosos.


À medida que você passa entre os desfiladeiros, os paredões rochosos parecem que vão se fechar à sua frente, mas reabrem alguns metros adiante e uma paisagem ainda mais magnífica se descortina à sua frente.


Um lugar perfeito para trilhar de moto

Da área urbana do município de Bom Jesus (PI), são 29km até chegar aos Cânions do Viana. De lá, você percorre 21km de cânions apreciando toda a paisagem que surge. Logo em seguida, mais 27km por entre os paredões até chegar à Gruta do Viana.


No total, todo o percurso pelos cânions dura cinco horas, sendo duas horas de passeio de ida, uma hora de observação, com paradas guiadas e, para finalizar, mais duas horas de passeio já voltando à cidade de Bom Jesus.


Por sua magnitude e extensão, o lugar é perfeito para trilhar de moto. Porém, todo o trajeto precisa ser orientado e acompanhado por um guia de ecoturismo credenciado pelo Parque Municipal dos Cânions do Viana. Você pode contratar um guia através das agências de turismo de Bom Jesus (PI).


Quer saber mais sobre como ir para os Cânions do Viana de moto? Então se liga nas dicas que o grupo de motociclistas El Bando preparou para você: Dicas para o Canion do Viana


Mas se você não tem moto, não há problema algum. Você pode ir de carro mesmo. Nesse caso, o recomendado é um veículo 4x4. Se você não tiver, pode alugar um veículo 4x4 com ar condicionado e capacidade para quatro pessoas que sai por R$ 450,00, em média.


Outra alternativa, para grupos, é alugar o chamado carro Saffari, com capacidade para 12 pessoas e custo médio de R$ 500,00.


Já uma outra possibilidade, a que é mais utilizada pelos turistas, é contratar um pacote completo com carro, guia, alimentação e aventura com o chamado carro gaiola Cross(UTV).

Onde se informar mais sobre os Cânions do Viana?

Para maiores informações, você pode entrar em contato com a Central de Turismo de Bom Jesus, pelo e-mail comturbomjesuspi@gmail.com ou pelo telefone (whats) 89 98116-2740.



E aí, você já tinha ouvido falar desse lugar mágico? O que achou? Partiu conhecer os Cânions do Viana!



Com informações do site www.conhecaopiaui.com e fotos do Rally dos Sertões.

35 visualizações0 comentário