• Carlos Daleno

De apaixonado por trilhas para apaixonados por trilhas

Atualizado: 2 de abr.

Um blog para mostrar que se reconectar com a natureza é ótimo para nossa saúde mental


Olá! Eu sou o Carlos Daleno e, em primeiro lugar, quero te agradecer por acessar e conhecer o meu blog. Então, bem vindos ao Trilhando, o blog da Tênis de Trilha - Calçados de Liberdade

Diferentemente da nossa loja, aqui no Trilhando não quero te vender nada, mas sim abordar temas de interesse de todo mundo que é trilheiro, desde os mais experientes até os que querem iniciar essa prática gostosa de fazer amigos e se conectar com a natureza.


Quem comanda tudo por aqui sou eu mesmo, pessoalmente. Aqui não tem nada de intermediários nem respostas automáticas ou burocratas inescrupulosos. Aqui no Trilhando, assim como na Tênis de trilha, somos apenas eu e você.


E esse é o PRIMEIRO DIFERENCIAL do Trilhando e da Tênis de Trilha: você sempre sabe exatamente de quem você está comprando e com quem está falando, quem está respondendo seus e-mails e o principal, quem vai enviar seus produtos.


"Primeiro diferencial: aqui no Trilhando e na Tênis de Trilha você sempre sabe com quem está falando"

A Tênis de Trilha é uma loja especializada em calçados para trilha, trekking, camping e todo estilo de vida outdoor.


E o Trilhando é onde vamos postar conteúdos relevantes sobre trilha e camping para você que, assim como eu, quer estar mais junto à natureza para melhorar sua saúde mental e paz interior.


Como tudo começou


O Trilhando, assim como a Tênis de Trilha, é relativamente novo, nasceu durante a pandemia de Covid-19 e após o desemprego, mas o sonho já era antigo.


Nossa empresa está localizada em Porto Alegre (RS), e tudo começou há mais ou menos 20 anos, quando fui fazer meu primeiro camping na praia de Torres (RS), no Camping das Furnas.


Como o primeiro camping de todo mundo, sobraram vontade e faltaram equipamentos. Era um carnaval, e ficaríamos (eu e minha namorada na época) acampados por cinco dias, explorando as belezas naturais de Torres.


E, adivinhem? Choveu sem parar nos cinco dias.


Como eu só tinha minha barraquinha Yankee Cipó amarela e um colchão inflável Nautika, você deve imaginar que, no segundo dia daquele carnaval, ao abrir a barraca depois de uma trilha pelos morros de Torres (sim, fazíamos trilhas na chuva mesmo, afinal Torres é linda), abrimos a barraca e nos deparamos com o colchão inflável boiando dentro da barraca e nossas mochilas com as roupas totalmente encharcadas.


Mas o que poderia ser um desestímulo para nós acabou nos revelando o real espírito dos trilheiros: as pessoas se ajudam! Sim, nossos vizinhos de barraca, tão apaixonados por trilhas quanto nós, de pronto nos emprestaram uma lona para cobrir nossa barraca, cordas para amarrar a lona e até roupas secas. A partir dali, fiz muitos amigos e nunca mais parei de fazer trilhas e acampar.


"Segundo diferencial: quem atende você é tão apaixonado por trilhas, trekking e camping quanto você"

Então, esse é o SEGUNDO DIFERENCIAL da Tênis de Trilha: quem atende você e quem escreve este blog é tão apaixonado por trilhas quanto você, e como bom trilheiro e campista, estou sempre disposto a ajudar o(a) amigo(a).


Dessa paixão pelas trilhas, do aprendizado trazido pela depressão e diante da oportunidade vinda com o desemprego, surgiu a Tênis de Trilha com a missão de fornecer calçados de qualidade dos melhores fornecedores do mundo com a segurança de saber que está sendo atendido por alguém aqui do Brasil e, se der algum contratempo na sua compra, ter contato direto para a solução do problema.


Missão e Valores do blog Trilhando


O blog Trilhando, por sua vez, tem a missão de trazer conteúdos de qualidade sobre trilhas e, mais do que isso, sobre a importância do contato com a natureza para nossa saúde mental.


Mas por que esse foco em saúde mental?


O ano era 2011, eu estava muito bem empregado em Porto Alegre, com um ótimo salário à época, mas caí em depressão. Busquei ajuda especializada, iniciei tratamento orientado por psiquiatra, e isso foi fundamental para minha recuperação.


Além desse passo indispensável para quem está em depressão - buscar ajuda especializada e ter a disciplina de realizar um tratamento longo e que, às vezes, achamos que não está fazendo efeito nenhum -, eu notei que nas semanas em que eu realizava trilhas eu me sentia muito melhor do que nas semanas em que eu não realizava.


A explicação para isso eu só descobri recentemente, estudando conteúdos para iniciar o blog Trilhando (que inicialmente teria o objetivo de apenas trazer dicas de trilhas), quando me deparei com alguns estudos, artigos e documentários que mostram que o contato com a natureza tem, sim, o poder de oxigenar nosso cérebro e proporcionar uma sensação de bem-estar que auxilia muito no tratamento contra a depressão.


"Terceiro diferencial: quero mostrar que você pode buscar nas trilhas e na conexão com a natureza uma forma de ajuda para sair da depressão, assim como eu fui ajudado por essa prática"

Este é, então, o TERCEIRO DIFERENCIAL que eu quero trazer para você: assim como reconectar com a natureza através das trilhas me auxiliou a emergir do fundo do poço, quero incentivar essa prática para todos que passam por depressão possam, também, ser ajudados.


Aqui, você é o foco principal, e, por isso, somos sempre transparentes, diretos e verdadeiros. Acredito que o comprometimento que tenho com você, cliente, é o que constrói nossa reputação e credibilidade junto aos trilheiros experientes, novatos e às futuras gerações de apaixonados por trilhas.


Assim, me sinto honrado em poder servi-lo(a), lhe proporcionando um conteúdo qualificado e um contato direto de trilheiro para trilheiro, de forma honesta e transparente, seja aqui no blog Trilhando, seja na nossa loja Tênis de Trilha. E este é o nosso QUARTO DIFERENCIAL: agir de forma honesta e transparente com você.



"Quarto diferencial: Aprendi com a prática de camping e trilhas a sempre proceder de forma honesta e transparente, e é dessa forma que vou agir com você"

E, se você gostou do nosso blog e da nossa loja, quem sabe não marcamos uma boa trilha em algum lugar paradisíaco do Brasil no futuro? Afinal, o maior patrimônio do trilheiro são os amigos que fazemos em cada aventura que vamos!


Um grande abraço.

9 visualizações0 comentário